Depressão

Depressão - Neiva Reis

Depressão

Apesar de encontramos vários tipos de Depressão na literatura da saúde mental, ao contrário do que muitos pensam sobre como a depressão se expressa. A maneira mais frequente de depressão é a mascarada e a queixa mais comum atualmente é a fadiga.

O paciente a exprime como uma permanente sensação de cansaço e falta de disposição para quase todo tipo de atividade. A Depressão mascarada pode apresenta-se sob a forma de um sintoma físico qualquer, sem que a pessoa pareça ou se reconheça triste e deprimida. Tais sintomas podem ser quadros de distúrbios gastrointestinais, dores generalizadas, tonturas e vertigens, dores de cabeça, sintomas ligados ao coração e até queixas ginecológicas e de incontinência urinaria. Tal forma “mascarada” de exteriorizar-se a depressão atinge homens e mulheres.

O psicólogo cognitivo-comportamental deve estar preparado para atender esta demanda e para realizar um diagnóstico preciso.

A Depressão é uma doença tratável e, em alguns casos, sem uso de medicação, com possibilidade de resultados rápidos quando o plano terapêutico é adequado e quando há uma participação ativa por parte do paciente no seu tratamento. Se não tratada corretamente, mesmo no caso de depressão leve, pode abrir para outros quadros como transtorno de ansiedade, problemas alimentares, distúrbio do sono, suicídio. A depressão também é a origem de problemas de doenças cardiovasculares, etc.

Precisando de ajuda para tratar sua Depressão?