Provavelmente você já escutou a seguinte frase: “você precisa se cuidar”.  O que passou por sua mente? Preciso melhorar minha alimentação, preciso ir ao médico, preciso fazer uma limpeza na pele, procurar um dentista, mudar o visual, praticar atividade física? Mas e o cuidado com a saúde mental, veio à sua mente?

O cuidado com a saúde mental também é prevenção. Ninguém precisa ter um transtorno mental para iniciar cuidar da saúde mental, embora a maioria das pessoas quando começa a dar atenção à sua saúde mental já esteja vivenciando um descontrole emocional e com prejuízos em sua vida ou, às vezes, algumas pessoas chegam encaminhadas fazendo uso de medicamentos psiquiátricos. É importante compreender que o cuidado com a mente está relacionado a uma melhor qualidade de vida, maior satisfação e bem-estar e, por consequência melhor saúde, inclusive, física.

MAS AFINAL, O QUE SIGNIFICA SAÚDE MENTAL?

Primeiramente é importante entender que o conceito de saúde é amplo, por isso qualquer redução é problemática.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”.

Acredito que a saúde esteja relacionada ao bem-estar e as diversas dimensões que envolvem os seres humanos. Então a saúde da mente está diretamente ligada ao uso equilibrado das exigências, das mudanças, dos desafios que a vida apresenta, bem como no modo como lidam com suas emoções e pensamentos, de modo, que não devem ser indiferentes e nem exagerar ao atender suas necessidades, ao cumprir seus propósitos de vida e nas suas capacidades de ser úteis.

POR QUE CUIDAR DA SAÚDE MENTAL?

A mente faz parte do corpo, não há separação e a nossa existência depende da relação equilibrada entre o corpo e a mente. É o desequilíbrio que facilita para o adoecer. Manter uma SAÚDE MENTAL não é fácil nos dias atuais. Sabemos disso. 

 É por isso que os cuidados com a saúde mental são fundamentais para a qualidade de vida e para a prevenção de doenças mentais e outras doenças, tanto as emocionais quanto as fisiológicas. A saber, os transtornos mentais são responsáveis de forma significativa pela carga das doenças nas populações.

Diariamente vivenciamos emoções difíceis como, por exemplo, estresse, ansiedade, medo, raiva, frustração que mesmo fazendo parte da vida humana, às vezes não sabemos como enfrentar de modo que nossas ações tragam bons resultados. Quantas vezes deixamos de fazer coisas que são realmente importantes porque a nossa mente atrapalha? E muitas vezes sem que percebamos, nossa mente – aquilo que passa na nossa cabeça interfere em nossa vida diária. Ficamos tão conectados com nossos pensamentos que não percebemos o que eles fazem.  Essa fusão entre a emoção e o pensamento traz os efeitos que podem ser sentidos na saúde mental a curto ou em longo prazo. 

UMA PESSOA PODE ADOECER MENTALMENTE?

Sim. Toda pessoa está sujeita adoecer da mente. Depende da disposição genética, do ambiente em que vive e do estilo de vida que leva. E as pessoas podem adoecer de formas diferentes, que envolvem os sintomas, intensidades e maneiras de expressão no comportamento. 

COMO IDENTIFICAR UMA SITUAÇÃO DE RISCO À SAÚDE MENTAL?

Na maioria das vezes é possível notar mudança de atitude, no comportamento, na disposição diária da pessoa com a sua própria rotina de atividades, sobretudo, em seu modo de interagir com os outros.  Por exemplo, depressão é a mais comum, há ainda a que acompanha a euforia, que leva a agressividade não a si própria, mas direcionada ao outro, existe também o pânico, neste a pessoa em crise passa a exigir mais das pessoas que a rodeiam, passa a evitar lugares, situações que ativam o medo, na ansiedade tóxica a pessoa tende a experenciar uma preocupação exagerada, pode apresentar problemas no sono, nos relacionamentos, com a alimentação, dificuldades para realizar metas e, entre outros. 

ATITUDES QUE CONTRIBUEM PARA A SAÚDE MENTAL?

Para alcançar a saúde mental equilibrada e uma boa qualidade de vida, não é da noite para o dia. É necessário investir esforço diariamente, é um processo continuo, em outras palavras, é uma construção permanente.

Para facilitar o início desta construção, a seguir serão expostas algumas “pequenas” e não menos que importantes dicas:

  • Sentimentos e pensamentos não são como uma guerra que você tem que lutar contra.
  • Pensamentos, emoções e comportamentos do outro é um problema do outro. Não seu!
  • Você não deve resolver seus problemas privados da mesma forma que consertam um carro estragado.
  • Você deve aprender a lidar com o sofrimento emocional e físico experimentando-os em uma nova perspectiva. É lidar, e não extinguir.
  • Sua mente deve aprender coisas novas.
  • Faça meditação diariamente.
  • Aprecie o aqui e o agora, porque só está aqui agora!
  • Alinhe seus comportamentos ao que são importantes para você.
  • Liberte- se da ideia de ser feliz o tempo todo! Ficar triste em alguns momentos da vida é normal.
  • Faça Psicoterapia. Busque conhecer-se mais e melhor! Busque o autoconhecimento!

Caso perceba que o seu grau emocional está alto demais ou que está com dificuldade para manter sua saúde mental sem ajuda, tenha uma ação comprometida… Faça o que é necessário, procure o auxilio de um profissional especializado, o psicólogo ou o psiquiatra.

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *