Esquemas, a Raiz dos Problemas Comportamentais nos Relacionamentos Interpessoais

Problemas Comportamentais - Neiva Reis
Problemas Comportamentais - Neiva Reis

Problemas Comportamentais

Os esquemas funcionam como matriz de funcionamento desenvolvido durante períodos da infância e a adolescência e acaba servindo como uma espécie de filtro que processa e dá significado a tudo que acontece na vida de um indivíduo.

Um conjunto de fatores resulta em comportamentos oriundos do esquema que em geral são descritos como comportamentos autoderrotistas ou autodestrutivos.

Os esquemas vão interferir diretamente com grande impacto na qualidade de vida, no padrão de vida, no padrão de relacionamentos. O poder de influencia dos esquemas na vida da pessoa é muito grande, é muito extensa.

Os Problemas Comportamentais referentes à escolha de pessoas nas quais o indivíduo se relaciona, de quem ele se aproxima e de quem ele se afasta, ele se sente mais atraído por determinados ambientes, por determinadas pessoas, por pessoas críticas e não entende por que se senti tão mal quando comete um erro; ele escolhe relacionamentos com pessoas com as quais ele mantém uma relação de péssima qualidade ou tem um desconforto diante de outros relacionamentos, isso vale tanto para o casamento, quanto para as amizades, para ambiente de trabalho; Isso tudo de uma forma inconsciente, não percebida pelo individuo.

Pessoas com padrões de funcionamento inflexíveis possuem problemas em suas vidas em longo prazo, associados a sintomas de depressão e ansiedade. Elas frequentemente são infelizes em seus relacionamentos íntimos e não conseguem crescer em suas carreiras.

Os esquemas não são questionados pela própria pessoa. Ela sozinha, sem ajuda de psicoterapia dificilmente conseguirá se dar conta da presença do esquema. É absolutamente natural pra pessoa, é automático. Em nenhum momento a pessoa vai ter a capacidade meta cognitiva de analisar de onde vêm suas conclusões, de onde vêm seus sentimentos ou suas verdades e relacionar seus esquemas a seus estilos de enfrentamento disfuncionais, a suas estratégias e comportamentos desadaptativos.

O papel do terapeuta nos Problemas Comportamentais

Resumindo, a pessoa necessita de uma ajuda externa, do papel do terapeuta de esquema, para ajudá-la a olhar para o seu esquema de fora, perceber o que o esquema faz com sua vida, o que o esquema faz com suas interpretações, este é o primeiro passo para que depois possamos combater esse esquema, para que possamos enfraquecê-lo, para confrontar “aquela criança que ela foi”, e, juntamente, paciente e psicoterapeuta possam reparar algumas necessidades que não foram atendidas e que resultaram nesse esquema.

O objetivo do tratamento com Terapia de Esquemas é ajudar o paciente a reduzir ou acabar com Problemas Comportamentais autoderrotistas, com os comportamentos negativos… para que ele se senta bem novamente! A Terapia dos Esquemas nos proporcionam poderosas ferramentas, de forma acessível e com potencial para fazer mudança significativa em vários âmbitos da vida das pessoas, como nos relacionamentos com os pais, como os filhos, no trabalho, relacionamento amoroso, amizades e tantos outro.

Se identificou? Quer sabe mais sobre Problemas Comportamentais?
Eu posso te ajudar!