Quem é Neiva Reis

Olá! Sou Neiva Reis

Psicóloga formada em ênfase clínica pelas Faculdades Integradas Maria Thereza- São Domingos-Niterói-RJ. Registrada no Conselho Regional de Psicologia – CRP: 05/47292. Tenho especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental–Uma integração entre Terapia Cognitiva e Neurociência pelo Centro de Psicologia Aplicada e Formação CPAF- RJ; sou especialista em Terapia do Esquema (estrutura da personalidade) pelo Cognitivo – RS; sou certificada em neurobiofeedback (análise das variações dos batimentos cardíacos em tempo real); sou especialista no Sono. Tenho participação em diversos congressos. Sou infoprodutora. Tenho dois e-books no qual um capítulo é de minha autoria. Produzo áudios (PodCasts).  Trabalho com psicoterapia e faço atendimento clínico a adolescentes e adultos – na modalidade Online ou em Consultórios.

Um pouco da minha história profissional… 

Antes da minha graduação em Psicologia, como acontece com muitas pessoas antes de escolher sua carreira profissional, também tive conflito e dúvida quanto a minha escolha profissional, fiquei entre dois cursos: Nutrição e Psicologia. Cheguei a fazer o vestibular na UERJ para Nutrição, passei na primeira fase, mas não fiz a segunda fase porque meu coração batia mais forte pela Psicologia. Ao fazer minha escolha, logo nos primeiros períodos na faculdade percebi que havia feito a escolha certa, porque em nenhum momento passou pela minha mente desistir, ao contrário, me sentia cada vez mais encorajada e entusiasmada em aprender mais sobre os aspectos que envolvem o ser humano. Durante o curso pude conhecer o homem a partir de diversas perspectivas, mas, foi ainda no terceiro período, na disciplina Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, que tive o privilégio de conhecer a abordagem de Terapia Cognitivo-Comportamental ministrada pelo mestre Lincoln Poubel e compreender o homem a partir desta abordagem foi o que me impulsionou ainda mais. 

Bem, a verdade é que fiquei verdadeiramente encantada com a Terapia Cognitivo-Comportamental e mesmo tendo conhecido e aprendido com tantas outras abordagens ao longo de cinco anos de curso de Psicologia, descobri que a Terapia Cognitivo-Comportamental seria uma das possibilidades para oferecer um tratamento mais efetivo e auxiliar as pessoas nas suas dificuldades. Tendo concluído o curso ingressei na especialização e constatei uma riqueza ainda maior desta abordagem. O quanto ela nos proporciona entender o homem na sua totalidade. 

A saber, a Terapia Cognitivo-Comportamental integra outras abordagens, como Terapia dos Esquemas, Terapia Dialética, Terapia da Aceitação e Compromisso – ACT, Terapia da Compaixão e a Terapia Cognitiva Processual. Por isso ela também pode ser chamada de Terapias Cognitivo-Comportamentais. Essa integração nos possibilita ampliar o nosso olhar para a subjetividade e as necessidades de cada paciente, bem como para o grau das suas dificuldades, para que possamos proporcionar um atendimento ou tratamento mais adequado e com melhores resultados.